top of page

O bairro do Casal da Mira

 

A Urbanização do Casal da Mira localizada na freguesia da Encosta do Sol (antigamente freguesia da Brandoa) no concelho da Amadora foi construída para realojar famílias e indivíduos de diferentes locais do Concelho de Lisboa e Amadora, que viviam em habitações precárias, sendo a sua proveniência dos seguintes bairros: Azinhaga dos Besouros, Bairro Novo, Estrela de África, Bairro Azul e outros.

 

O processo de realojamento iniciou-se em Outubro de 2003, tendo neste momento aproximadamente 3000 residentes. A população é na sua maioria portuguesa, sendo muitos destes filhos de imigrantes, mas já nascidos em Portugal. Existe  igualmente um número significativo de moradores oriundos de dos PALOP (Países Portugueses de Origem Portuguesa), havendo muitas pessoas de origem caboverdiana e guineense.

 

Em termos da faixa etária da população, esta é bastante jovem, encontrando-se grande parte dela na faixa entre os 0 e os 30 anos de idade, não existindo grande discrepância a nível de género. Apesar do bairro localizar-se na Encosta do Sol (Brandoa e Alfornelos), este tem o acesso limitado ao centro da freguesia e ao centro da Amadora dificultando o acesso a recursos e serviços.

 

 

 

 

 

 

bottom of page